sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Translucência Nucal - a saga... - 13 semanas

Nossa, só de ouvir falar desse exame me causa arrepios...

Fui para a ultra como se fosse só mais uma ultra, afinal depois do descolamento eu tinha acostumado a fazer ultra a cada duas semanas!

No início tudo estava conforme esperado, normal, sem nenhum problema... até a hora de fazer a tal "medição", meu filhote não mudava a posição e a médica não conseguia medir... a médica que estava falante, até aquele momento, começou a ficar mais silenciosa...e eu comecei a ficar tensa.

Parece que a gente sente que alguma coisa deu errado, mas a verdade é que a médica também não conseguia disfarçar...

Mede daqui, mede dali, de novo, balança minha barriga, mexe, pergunta minha idade, anota...
E enfim fala: "Olha deu uma variaçãozinha muito pequena na medição..."

"E O QUE ISSO QUER DIZER?"

"Nada, pode ser alguma patologia, mas tudo depende dos cálculos..."

Bom, eu, como mãe louca e neurótica, comecei a chorar... queria ter uma gravidez calma, em paz, curtir... mas cada ultra som que fazia era um probleminha novo, não conseguia me acalmar.
Fui ficando cada vez mais triste, saí da ultra-som e fui direto para o gineco. Queria que alguém me dissesse que definitivamente NÃO ERA NADA.
Mas mais uma vez, a resposta não foi completamente positiva, tinha que esperar...

Eu e maridão voltamos para casa desanimados, já não tinha mais tempo de fazer outro exame, porque esse exame tem data limite.
Começamos a pesquisar, e descobrimos que algumas pessoas tinham tido uma variação enorme e o neném não tinha nenhum tipo de patologia, e outros que não tinham tido nenhuma variação e haviam nascido com alguma patologia.

Mas a neura não passou, ligamos para nossa médica, que indicou um novo exame : "RISCO FETAL".

Lá fomos nós no dia seguinte fazer o exame. O resultado demora de 15 a 20 dias, então a solução era abstrair, casar e ir pra nossa lua-de-mel e esperar, não tinha jeito...

20 DIAS depois voltamos no laboratório, o exame tinha dado : " RESULTADO INDEFINIDO"
Mais uma vez : desespero!
O que significava aquilo, por que o exame tinha dado indefinido??

De repente a atendente chega a uma conclusão: "Olha a senhora me desculpe, foi um erro nosso, voce precisava trazer o laudo da sua ultra-som para que fosse enviado com o exame, por isso ainda não puderam avaliar...será que tem como voce trazer?"

Corri em casa, levei o laudo para eles e mais uma vez eu precisava esperar 15 a 20 dias....

20 DIAS DEPOIS cheguei para buscar o exame e o RESULTADO INDEFINIDO CONTINUAVA Lá...

Já não aguentava mais aquilo, eu queria um resultado positivo, uma vez...

Perguntei o que havia acontecido dessa vez, e a atendente disse que eles haviam perdido meu laudo.
Levei o laudo mais uma vez, dessa vez me prometeram o resultado em duas semanas...

Saí de lá cansada, realmente cansada... a verdade é que eu só queria que meu filhote estivesse bem, o que pelas ultras não se tinha duvida. Meu bebezinho estava ótimo, tinha todos os órgãos, que funcionavam plenamente, tinha tudo no lugar, nada parecia faltar... Então relaxei...

Duas semanas depois o resultado chegou, dizendo que não havia risco nenhum, o bebê era normal...
e EU JÁ ESTAVA CALMA DE NOVO....

Depois dessa experiência prometi a mim mesma que jamais faria esse exame novamente, achei ele desnecessário, visto que ele não definia nada, que ninguém conseguia descobrir se realmente significava um problema ou não.

Agora já no fim da gravidez tive outra prova disso (para mim), uma amiga, gravida do mesmo tempo que eu, teve o exame de translucência nucal perfeito, e, descobriu um probleminha no bebê, que supostamente seria denunciado no exame...

Enfim, é minha primeira e talvez ÚNICA gravidez, e eu tenho tomado minhas próprias decisões, acho que cada um tem que fazer o que se sentir melhor...
E o pânico é inevitável, mas não adianta... então, tente sempre relaxar, com a medicina atual acredito que a maioria das coisas tem solução! :)

Beijos a todas as mamães de primeira viagem... porque ser mãe é uma eterna primeira viagem...





Nenhum comentário:

Postar um comentário